quinta-feira, março 16, 2006

GNOSE ou GNOSIS - A ETERNA CIÊNCIA

Gnose é uma palavra de origem grega "Gnosis", que significa conhecimento. Trata-se do conhecimento universal que abrange tanto o conhecimento físico, quanto o metafísico. Na Gnose encontramos arte, ciência, filosofia e mística transcendental, pois são os quatro fundamentos básicos de toda a grande cultura.

Devemos dizer que da gnose desprendeu-se a cultura das principais civilizações de nosso mundo como a cultura Maia, Asteca, Inca, Egípcia, Grega, Mesopotâmica, Caldéia , etc., de modo que vamos encontrar a Gnose em todas as Escolas, Religiões, Ordens, Seitas e Sociedades Espirituais.

Encontra-se também a Gnose na ciência secreta dos Sufis e Derviches Dançantes, na doutrina secreta do Budismo e do Taoísmo, na magia sagrada dos nórdicos, na sabedoria de Buda, Confúcio, Lao Tsé, Pitágoras, Hermes, Maomé, Jesus Cristo, Zoroastro, etc.
"Como os estudos gnósticos progrediram extraordinariamente nestes últimos tempos, nenhuma pessoa culta cairia hoje, no erro simplista de conectar as correntes gnósticas a alguma exclusiva corrente espiritual. Devemos ter em conta, seja qual for o sistema gnóstico, seus elementos helenista orientais, incluindo Pérsia, Mesopotâmia, Síria, Índia, Palestina, Egito, etc.

Não devemos ignorar, contudo, os princípios gnósticos perceptíveis nos sublimes cultos religiosos dos Nahuas, Toltecas, Asteca, Zapotecas, Mayas, Chibchas, Incas, Quechuas, da Indo-América. Falando, francamente, e sem rodeios, diríamos: "A Gnose é uma Philosophia Perennis et Universalis".

Inquestionavelmente, Gnose é conhecimento superior das coisas. Sem prévia conformação sobre Antropologia Gnóstica seria algo impossível o estudo rigoroso das diversas peças antropológicas as culturas Astecas, Toltecas, Mayas, Egípcias, etc."
V.M Samael Aun Weor

"As formas religiosas conservam os valores eternos e estes estão organizados de acordo com as necessidades psicológicas e históricas de cada povo, de cada raça. Todas as religiões têm os mesmos princípios, os mesmos valores eternos e só se diferenciam na forma."
V.M Samael Aun Weor
Na Doutrina do Cristo está a Gnose
Sabido é que Jesus de Nazaré foi essênio e estudou profundamente a sabedoria hebraica e depois estudou na pirâmide de Kefren, viajou pela Caldéia, Pérsia, Europa, Índia e Tibet. Portanto, na doutrina do Cristo, vamos encontrar de forma sintética os conhecimentos ioguis, budistas, zoroastrianos, talmúdicos, caldeus, tibetanos, ciência hermética, etc. O grande mestre entregou-nos o conhecimento na forma sintética, já esmiuçada na sua gnose.

Para disseminar sua doutrina, fundou a Igreja Gnóstica Católica a quem pertenciam Pedro, Paulo de Tarso, Basilides, São Matias, Valentin, Marción de Ponto, Clemente de Alexandria, Santo Agostinho, Empédocles, São Gerônimo, S.Tomaz de Aquino, Tertuliano, Harpócrates, Sto. Ambrósio, etc.

Entendendo-se que a Igreja Católica Romana é um desvio do Cristianismo Primitivo ou Cristianismo Gnóstico. Jamais a Igreja do Cristo iria criar uma Santa Inquisição para torturar e queimar pessoas. A igreja Católica Romana é uma dissidência do cristinanismo autêntico daí surgirem as diversas contradições que ferem frontalmente os princípios crísticos.

Na doutrina do Cristo se acha a Gnose e a sabedoria antiga totalmente mastigada e digerida. Na Gnose do Cristo está a síntese prática de toda as Lojas, Ordens, Yogas, Religiões, Escolas, Sistemas, etc e etc. O Grande Mestre Jesus, o Cristo, estudou profundamente toda a sabedoria antiga e entregou-nos sintetizadas de forma absolutamente prática. Quando se estuda os Evangelhos Cristãos encontra-se nos mesmos a Matemática Pitagórica, a Parábola Caldéia e Babilônica como também a moral Budista.

Na divina Gnosis se encontra o segredo da magia sexual, do Maithuna, para que o homem alcance a Auto-Realização Íntima de seu Ser.

"Realmente, existe de fato uma só religião, única e cósmica. Esta religião assume diferentes formas religiosas, segundo os tempos e as necessidade da humanidade. Assim , pois, resultam absurdas as lutas religiosas, porque, no fundo, todas são unicamente modificações da Religião Cósmica Universal."
V.M Samael Aun Weor
-----------------------------------------------
Texto escrito pela Equipe Divina Ciência

9 comentários:

Anónimo disse...

a vossa gnose é samaeliana ? victor rodriguez leu e estudou grandes esóteristas como gurdieff ,ouspensky, krumm-heller, krishnamurti, eliphas levi,blavastky.informem-se , a arvore vê-se pelos seus frutos, o legado de victor gomez é a disputa entre irmãos inclusivé nos seus descendentes.

Anónimo disse...

esta gnose destes tempos está muito distante da primitiva e verdadeira.já existem documentos cronológicos do movimento criado por victor gomez( que a sua alma descanse em paz), que atestam o plágio e a mania de grandeza deste personagem . começou por escrever artigos esótéricos e assinava como katan umaña tamines, mais tarde passou a ser aun weor ( o raio do nome é bem sonante )e por fim , apenas na 2º iniciação de mistérios maiores( atestado por ele próprio e seus discipulos directos)encarna seu real ser e passa a chamar-se samael aun weor. que eu saiba , jesus foi sempre jesus , buda foi sempre gautama , maomé foi sempre maomé , etc ,etc , jesus sempre dizia ´meu pai ´que está nos céus .

Anónimo disse...

o legado de victor gomez está à vista, seitas que se gladiam entre si, cada uma das quais detentora da mensagem original.talvez umas mais perigosas que outras.recentemente surge uma carta aberta dirigida a um de seus filhos,por graves irregularidades na gestão e suposta apropriaçaõ descarada de bens da irmandade( cito i.g.a )

Anónimo disse...

krumm-heller discipulo de aleister crowley,como ele proprio afirma .victor gomez discipulo de krumm-heller ,logo victor discipulo de aleister crowley,verdade não ?conhecem crowley ? crowley que recebeu o livro da lei de uma entidade egipcia ?aliás victor gomez nasceu por capricho do destino no bairro egipto numa cidade da colombia .

Anónimo disse...

fernando pessoa que escreves sobre a rosa , ao menos tu não plagiaste e naõ te atribuiste a ti própio nenhum titulo esóterico.a obra de fernando pessoa podia ser mencionada aqui , já que o nome do site tem tudo a ver com a nossa identidade espiritual colectiva.

Anónimo disse...

Tanta conversa sobre aquele que diz ser Samael. Depois vêm com estes comentarios patéticos: "...que eu saiba jesus sempre foi jesus..." E eu pergunto porquê? estiveste lá? E Falaste com ele? Não passas de um sonambulo sem capacidade de descernir.
Mas, Quem sair em astral conscientemente, percebe de que este homem que dizia ser Samael, falava a verdade.

Anónimo disse...

O comentário de um estúpido fornicário adormecido aí acima: "...que eu saiba , jesus foi sempre jesus , buda foi sempre gautama , maomé foi sempre maomé , etc ,etc ,..."
Nunca vi tanta estupidez e tanta falta de capacidades nesta gente.
"Que eu saiba..." diz o estúpido. O estúpido não só não sabe como ignora que não sabe.
O problema aqui é que o estúpido pensa que sabe.

Anónimo disse...

Ola!!!
Boa Tarde!
Me chamo Renato, e tenho a seguinte questão:
Ja fiz o principio de iniciação a gnose no brasil (País natal), e gostaria de recomeçar aqui em portugal, e dar continuidade aos meus estudos. E não queria o fazer via site de internet, e sim pessoalmente indo as conferencias. onde posso ir para o fazer?
Vou deixar meu email p que possam me contactar caso necessario.
ze_colmeia69@hotmail.com
Desde ja agradeço!!! tenham um bom dia!

Anónimo disse...

Buen comienzo