sexta-feira, março 31, 2006

FÍSICA QUÂNTICA, A CIÊNCIA DAS POSSIBILIDADES

A Física Quântica é a ciência das possibilidades e a que através da transdisciplinaridade, usa conceitos das outras ciências para tentar descobrir, perceber e explicar as Leis Cósmicas (do universo, da criação) que tudo regem, e a forma como estas se plasmam em toda a natureza e condicionam a nossa existência diária e o meio em que estamos inseridos. Esta é a Nova Ciência, a Ciência do Futuro, pois tenta colocar hipóteses pondo mesmo em causa algumas leis da física convencional. Em física nada é, mas pode ser! O facto de haver um OBSERVADOR muda realidade, a nível sub-atómico isto é um facto. O OBSERVADOR é a Consciência!
Seguem alguns conceitos retirados integralmente do trabalho académico: Física da Informação, de Prof. Yasser Omar, Bruno Mera e André França.
Por forma a entrarmos no tema do que é a física da informação começamos por definir alguns conceitos básicos, pois estes poderiam não estar completamente consolidados. Todo o Universo é constituído por átomos (carga neutra) e estes, são constituídos por electrões (carga negativa) e nucleões (carga positiva). Os nucleões são constituídos por protões, que lhes conferem a carga positiva, e neutrões, como o próprio nome indica, de carga neutra. Existem também os quarks que, são ainda mais pequenos e são unidades estruturais dos protões, neutrões e também mesões.
Provou-se que, a esta escala, as leis da física Clássica não são adequadas e, neste sentido, a partir do século XX até o presente, tem-se desenvolvido a Mecânica Quântica (Quantum Mechanics) que nos permite efectuar cálculos relativos ao comportamento das partículas a esta escala.
A partir daí, de há 10 anos atrás, questionou-se sobre qual seria a sua relação com a informação. A informação é, na sua essência, a resposta a uma pergunta sendo por isso uma entidade abstracta não dependente do suporte físico (mais concretamente: é o mesmo termos a enciclopédia Britânica em livros ou num cd - a informação é a mesma - ; a questão é que um cd ocupa menos espaço que uma estante de livros). Claude Elwood Shannon (1948) foi o inventor da teoria da informação. Os seus teoremas foram passos muito grandes no que se refere ao desenvolvimento da informação e, acima de tudo, a compressão da mesma. Segundo Shannon, a informação não depende do suporte físico e, utiliza-se o “Bit” ( binary digit) como unidade da informação pois este é fisicamente mais fácil de se implementar. Este Bit «clássico», chamemos-lhe assim, tem sido usado para tudo o que exige informação, utilizando-se sistemas de encriptação muito complexos baseados na factorização em números primos. Este processo de encriptação era seguro até a mecânica quântica teorizar o chamado computador quântico.
Mecânica Quântica ( Base Teórica)
A Mecânica Quântica é um ramo fundamental da Física teórica que estuda os comportamentos de partículas nas escalas atómica e subatómica. O termo Quantum refere-se, do Latim, a uma quantidade. À escala atómica e subatómica, existem, principalmente, 3 princípios que regem a actuação das partículas: o princípio da sobreposição, o princípio da observação e um 3º princípio determinístico a priori da observação - a equação de Shrödinger - que nos dá a evolução dum sistema quântico ao longo do tempo.
Computação Quântica
Um computador quântico é qualquer instrumento que faça uso directo dos princípios da mecânica quântica (sobreposição e observação) para processar informação. Nos computadores clássicos (ou convencionais), a informação é codificada sob a forma de bits (Binary Digits); nos computadores quânticos a informação é codificada sob a forma de qubits (Bits Quânticos). O princípio básico da computação quântica é que como a informação não depende do suporte físico, esta pode ser codificada num sistema quântico e como tal ser operado segundo as propriedades do mesmo (sobreposição e observação).
Muitas entidades governamentais e militares apoiam o projecto da criação de um computador quântico devido, principalmente, ao desenvolvimento da cripto-análise. Hoje em dia, numa época em que ainda não existe um computador quântico (pelo menos um que seja capaz de operar cálculos mais complexos), a encriptação baseia-se no método da factorização por produto de 2 números primos. Acredita-se que este sistema é seguro quando se trata de computadores clássicos: os computadores quânticos seriam capazes de decifrar quais os números primos que constituem a chave da desencriptação em poucos minutos!
Criptologia
Criptologia é a disciplina científica que reúne e estuda os conhecimentos (matemáticos, computacionais, psicológicos, filológicos, etc.) e técnicas necessárias à cripto-análise (solução de criptogramas) e à criptografia (escrita codificada).
SUMÁRIO:
· A informação é a resposta a uma pergunta;
· A informação não depende do suporte físico;
· O sistema binário é mais fácil de implementar fisicamente;
· Foi Shannon com a sua teoria da Informação quem revolucionou o conceito de informação como entidade abstracta independente do suporte físico;
· Mecânica Quântica;
· A informação depende das leis da física!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá a todos!
A lei da sobreposição no mundo micro corresponde ao fenómeno de uma partícula se encontrar em diversos locais simultâneamente, mas a palavra "sobre-posição" refere-se "sobre a mesma posição". Fico confusa em relação ao facto e peço esclarecimentos se possível. Na vossa opinião o efeito espelho que o universo revela face a quem somos e à nossa vida em geral está relacionado com a lei da sobreposição? Se sim, de que forma? As explicações que já li não me satisfazem....
Obrigado pela vossa atenção.