quarta-feira, julho 25, 2007

Reiki


Reiki (霊気 ou 靈氣) é uma palavra bissilábica japonesa que significa Energia Universal (Rei) e Energia Vital Interna (Ki ou Chi), é uma das formas mais conhecidas de cura pela energia, é uma forma de terapia de origem japonesa baseada na manipulação da energia vital (ki ou chi) através da imposição de mãos com o objetivo de reestabelecer o equilíbrio vital e, assim eliminar doenças e promover saúde. Durante um tratamento as energias Vital Interna (Chi) e Universal (Rei) juntam-se através das mãos do Terapeuta Reiki, irradiando as vibrações de harmonia da Energia Universal (Rei) para restabelecer o equilíbrio da Energia Vital (Chi) das zonas doentes do corpo de um paciente; esta reunião, para além das implicações filosófica, religiosa, da fé e esotéricas, promove os processos fisiológicos e homeostáticos.


O reiki como conhecemos hoje, é uma terapia holística natural redescoberta por Mikao Usui (臼井 甕男, 15/08/1865 - 09/03/1926, também conhecido no Japão como Usui Sensei), no final do século XIX, início do século XX.

A cura pela energia involve directamente a aplicação do Chi com o intuíto de fortalecer o sistema energético de uma pessoa (aura). Chi é o termo usado pelos misticos chineses e praticantes de artes marciais para a força subjacente da qual o Universo é feito. Misticos em todas as culturas falaram acerca do Universo físico ser feito de uma forma subjacente de algo, as pesquisas da física moderna (física quântica) começam agora a demonstrar que o Universo é feito de energia, que é sujeita (ou afectada) pelo pensamento. Assim como os físicos modernos afirmam que a energia é afectada pelo pensamento, os misticos também dizem que essa forma subjacente é afectada pelo pensamento, indo tão longe como afirmarem que nós criamos a nossa própria realidade pelo nosso acto de pensar e pelos pensamentos que cada um de nós partilha todos os dias.

Os cinco princípios do Reiki:
- No dia de hoje, não me preocuparei.
- No dia de hoje, não me aborrecerei.
- No dia de hoje, agradecerei minhas várias bênçãos e honrarei meus pais, mestres e amigos.
- Ganharei meu pão diário honestamente.
- Demonstrarei gratidão e bondade para com tudo o que é vivo.

O Reiki enquanto terapia é considerado complementar a qualquer tratamento convencional. Apenas influenciará a forma como o corpo gera as suas próprias reservas de energia, ajudando-o a compensar-se e equilibrar-se. Hoje em dia o Reiki tem-se difundido entre os diversos profissionais da área da saúde. Ao equilibrar-se, o corpo garante-se um processo de auto-cura mais efectivamente, prolongando assim a longevidade. Muitos atribuem a grande longevidade dos anciãos da China e do Japão à manipulação do Chi, apesar desse fenómeno poder ser explicado por outros factores genéticos e ambientais. Acredita-se que o reiki teria efeito mais profundo se o praticante emanar amor naquilo que faz. Defensores da prática defendem a disseminação do seu uso em instituições de saúde.

Referências:

Barberis, L. (1996). Reiki: Esoteric therapy or quantum interaction?. Cattedra di Cardiochirurgia, Univeristà di Genova. http://www.essere-reiki.it/Papers/QReiki_Eng.html

Oschman, J., L. (2002). Science and The Human Energy Field. Reiki News Magazine, Vol. 1, Issue 3, Winter 2002. http://www.reiki.org/Download/OschmanReprint2.pdf

The history of Dr. Mikao Usui (Usui Sensei) 1865 - 1926.
http://www.reiki.nu/history/usui/usui.html

2 comentários:

Darma disse...

O Reiki é uma das terapias complementares cada vez mais utilizadas, pelos seus benefícios e pela ausência de efeitos secundários.
Esta terapia representa um excelente auxilio da medicina convencional.É já aplicada em vários hospitais de todo o mundo, como no Brazil e Inglaterra por médicos e enfermeiros.
O reiki proporciona não só o bem-estar físico mas essencialmente o bem-estar espiritual.
O contacto regular com a energia vital possibilita uma atitude positiva perante a realidade e a própria vida.
Contudo é fundamental que o paciente esteja receptivo e aceite a cura.
Reiki resume-se a amor, a energia proveniente do Universo, por isso o resultado é o bem estar e harmonia após e durante a sessão.

Espectadora Atenta disse...

Parabéns pelo post! É sempre bom saber que se divulga o reiki... Uma das melhores terapias e uma forma de vida. Bem hajam!