terça-feira, fevereiro 07, 2006

BASARAB NICOLESCU - Física Quântica e Transdisciplinaridade

NÓS, A PARTÍCULA E O UNIVERSO
Basarab Nicolescu

Formato: 16,2X23 Cm Nº de Páginas:248 Preço:17,50
1ª Edição: Outubro de 2005
ISBN: 972-8605-60-9

A obra essencial para compreender a profunda revolução provocada pelas recentes descobertas da física quântica
«O seu livro constitui a mais profunda interpelação que conheço sobre o mistério do ser e as relações da ciência, da tradição e da consciência.»

André Chouraqui
Carta de 7 de Julho 1987, Jerusalém

«Podemos concluir fortemente – com Basarab Nicolescu por exemplo – que entrámos há meio-século numa perspectiva de saber sem fronteiras, de uma “gnose” que se manifesta como uma epistemologia geral do significado.»
Gilbert Durand
Introduction à la mythodologie – Mythes et sociétés, Albin Michel, 1996, p. 78
«Não nos cansamos de reler Nós, a partícula e o mundo. O projecto foi grandioso, a aposta audaciosa. (...) A ciência já não se contenta em manipular os seres, ela é indissociável da filosofia, as duas devem caminhar à frente e regenerar juntas o nosso pensamento. Existe, portanto, neste livro uma mensagem que ultrapassa largamente o contexto da difusão dos conhecimentos científicos.

Jean-Louis Basdevant
Universalia 1986, Éd. Encyclopaedia Universalis

Esta obra foi coroada pela Academia francesa e contém as ideias fundamentais de Basarab Nicolescu, pioneiro do conceito de transdisciplinaridade. Propõe um diálogo transdisciplinar entre todas as formas do saber, nomeadamente entre ciência, religião e tradição, na procura do conhecimento o mais global e profundo possível do homem e do universo.Basarab Nicolescu é um destacado físico teórico e Presidente do CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos de Consciência – da Universidade Fernando Pessoa.

Um grande bem haja á editora Ésquilo pelo hérculeo trabalho que tem realizado em trazer até nós obras de grande valor a todos os níveis de conhecimento!

Sem comentários: