terça-feira, julho 04, 2006

Há muitos tipos de civilizações no Universo

O astrônomo e cientista soviético Nikolai Kardashev e o físico norte-americano Freeman Dyson, uando a lei da termodinâmica, criaram um sistema para classificar possíveis civilizações extraterrestres, baseados na maneira como produziriam, consumiriam e reciclariam a energia necessária para a sua sobrevivência. Eles chegaram à conclusão de que devem haver pelo menos cinco tipos básicos de culturas extraterrestres, apresentadas a seguir. O nosso planeta, a Terra, por exemplo, pertence ao Tipo 0, mas está em vias de se tornar Tipo 1. Isto é, se sobrevivermos a nós mesmos!
Civilização Tipo 0 – Utilizaria primitivos métodos de produção de energia, baseados na queima de conbustíveis fósseis, nucleares e alternativos. Ainda mantêm estruturas segmentadas de cultura, religião e política, e não se conseguiu livrar de conflitos raciais, preconceitos e guerras. Esse tipo de civilização ainda estaria na iminência de se autodestruir antes de chegar ao Tipo 1.
Civilização Tipo 1 – Nesse estágio, já teria dominado todas as formas de energia do seu planeta natal. Entre os seus feitos, teria modificado o clima, mineraria os oceanos ou extrairia energia directamente do núcleo do seu planeta. As suas necessidades de energia seriam tão grandes que usaria todos os recursos energéticos planetários. Mas a utilização e gerenciamento de recursos nessa escala é tamanho que requer um sofisticado grau de cooperação e comunicação entre os seus habitantes. Para esse tipo de civilização, grande parte de lutas de idéias, conflitos religiosos, preconceitos e egos estariam eliminados.


Civilização Tipo 2 – Essa teria já esgotado os recursos energéticos do seu planeta, devido à grande necessidade e demanda, e passado a dominar e utilizar a energia da sua estrela principal. Dyson especula que, constuindo uma gigantesca esfera em torno do seu sol, a esse tipo de civilização seria possível utilizar a produção total de energia da estrela. Esse povo iniciaria, também, a exploração e colonização de sistemas estelares próximos.


Civilização Tipo 3 – Já essa categoria de civilização, além de ter esgotado a produção de energia de uma única estrela, precisaria chegar a sistemas e aglomerados estelares próximos e, assim, acabar entrando na classificação de cultura galáctica. Ela possuiria tecnologia para explorar e obter energia de conjuntos de sistemas estelares por toda a sua galáxia.


Civilização Tipo 4 – A última escala engloba um tipo de civilização que poderia manipular inimagináveis quantidades de energia, muitas vezes directamente de núcleos de galáxias, quasares e buracos negros, sempre para obter energia, além do quarto pilar da ciência: o contínuo espaço-tempo. Essa população também poderia alargar, controlar e dominar os microscópicos “buracos de minhoca” (Wormholes) do Cosmos, que concetam constantemente os múltiplos universos e dimensões, e, assim, abrir passagem entre eles.



Este artigo saíu na revista UFO Especial - 29: Perspectivas Alienígenas de Setembro de 2004 (CBPDV/Mythos Editora).

Os créditos das fotos acima são respectivamente por ordem: US Nuclear Comission, Weather Channel, Dan Heller, Shoji Hasegawa, University of Oregon.

2 comentários:

Dedalus disse...

Os meus parabéns! grande post!

Anónimo disse...

montreux newest being steroids mankind choroidal verkhovna protects derives mtentrydate ramesh
semelokertes marchimundui