terça-feira, março 21, 2006

TEMPLO DE RANGANATHA

Templo de Ranganatha, India
Entre os diversos templos antigos do sul da Índia, destaca-se o antiquíssimo Ranganatha, erguido numa ilha que fica no meio do rio Kaveri, no Estado de Tamil Nadu.
Trata-se do maior complexo de velhos templos védicos do país, cercado por sete muros. O templo central é dedicado a Vixnu e sua bela cúpula é coberta de ouro.
Ninguém sabe ao certo a idade da edificação mas textos como o Chaltanya Charitamitra, do século 17, indicam que o terceiro muro externo foi construído pelo santo Tondaradippadi no ano 289 da Era de Kali.
O que deixa muitos impressionados é que a referida Era começou 5105 anos atrás! O ano 289 corresponde ao ano 2813 a.C. Se o santo realmente levantou o terceiro muro naquela época, poderemos concluir que o templo em si é mais velho e que a cultura védica floresceu bem antes do que os acadêmicos pensavam.
O arqueólogo Michael Cremo sugere que a idade do templo pode ultrapassar 5000 anos. Pretendia fazer escavações no local em dezembro de 2003 com o fim de descobrir artefatos védicos, material orgânico ou indícios geológicos que ajudem a datar a idade do Ranganatha com mais precisão...

Sem comentários: