sexta-feira, março 24, 2006

ECHELON: O SISTEMA SECRETO DE VIGILÂNCIA GLOBAL E ESPIONAGEM MUNDIAL

Talvez vocês não saibam, mas tudo o que vocês falam pelo telefone ou transmitem pela Internet e pelo fax, é controla­do, em tempo integral, via satélite, pelo Sistema Echelon, uma sofisticada máquina cibernética de espionagem, cria­da e mantida pela Agência de Segurança Nacional ( NSA ) dos Estados Unidos, com a participação directa do Reino Unido, do Canadá, da Austrália e da Nova Zelândia.

Com suas actividades iniciadas nos anos 80, o Sistem Echelon tem, como embrião histórico, o Pacto denominado Ukusa, firmado secretamente pela Grã-Bretanha e pelos EUA, no início da Guerra Fria.

Destinado à coleta e troca de informações, o Pacto Ukusa resultou, nos anos 70, na instalação de estações de rastrea­mento de mensagens enviadas desde e para a Terra por satélites das redes Intelsat (International Telecommunica­tions Satellite Organisation) e Inmarsat.
Outros satélites de observação foram enviados ao es­paço para a escuta das ondas de rádio, de celulares e para o registro de mensagens de correios eletrônicos.

Instalações do Sistema Echelon

Além disto, já sob o guarda-chuva do Sistema Echelon, são cap­tadas as mensagens de telecomunicações, inclusive de ca­bos submarinos e da rede mundial de computadores, a lnternet.

Em linguagem técnica, o objetivo dessa rede (ne­twork) é o de captar sinais de inteligência, conhecidos como "sigint".

O segredo tecnológico do Sistema Echelon consiste na interco­necção de todos os sistemas de escuta. A massa de infor­mações é espetacular e, para ser tratada, requer uma tria­gem pelos serviços de espionagem dos países envolvidos, por meio de instrumentos da inteligência artificial.

“A chave da interpretação — afirma Nicky Hager; pes­quisador do tema — reside em poderosos computadores que perscrutam e analisam a massa de mensagens para delas extraírem aquelas que apresentam algum interesse.

As estações de interceptação recebem milhões de mensa­gens destinadas às estações terrestres credenciadas e utili­zam computadores para decifrar as informações que con­têm endereços ou textos baseados em palavras-chaves pré-programadas”.

O Sistema Echelon permite detectar qualquer ser humano em qualquer ponto do planeta, em tempo real, o que nos faz pensar em questões que nos colocam dúvidas intrigantes como por exemplo...quais as razões e interesses para que determinados individuos procurados pela lei não sejam detectados e apanhados...tais como...Osama Bin Laden...

1 comentário:

Anónimo disse...

eu sei onde está em tempo real e o verdadeiro local onde esta osama bin ladem
contato comigo sem policia apenas uma pessoa q me indendifique como lider do echelon
isso não e um trote
0399029278
23:00 horario de londres
junior
eu sei que vocês me vigiam